quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Busca por conhecimento...

Conhecimento...

A partir do momento em que adquirimos e vamos expandindo nosso conhecimento sobre a vida e seu funcionamento, sobre o que nos cerca e sobre nossos próprios comportamentos, tanto os que vêm de dentro, como os que são impregnados pela sociedade em que vivemos, podemos parar, analisar, pensar e repensar nos porquês desses comportamentos e nas inúmeras formas de pensamentos, pensar sobre a veracidade do que nos é passado, ensinado e divulgado.

Vivemos em uma sociedade que acredita em inverdades tidas como verdades absolutas. Por isso é importante que exercitemos o nosso pensamento para podermos ir além das nossas expectativas e do que acreditamos. Ao vermos o outro lado conseguimos aos poucos ir saindo dessa areia movediça que, cada vez mais, vai nos puxando para baixo até nos sufocar nos tornando escravos dessa forma equivocada de pensar. De não pensar, melhor dizendo. E, não pensando nos porquês e nas verdadeiras razões das coisas à nossa volta, acabamos por compartilhar dos mesmos equívocos cometidos há tantos anos.

Conhecimento II

Quanto mais vamos conhecendo, pensando, visualizando e sentindo o mundo que nos cerca, mais desvendamos seus mistérios e tabus.
Dessa forma, vamos nos dando conta do que é realmente certo e errado e os erros cometidos são analisados e aos poucos vão sendo corrigidos.
Quanto mais conhecemos, mais nos damos conta do pouco que sabemos e por mais que aprendamos,temos a certeza que vamos morrer sem aprender tudo. Mas o tudo que aprendemos até a nossa partida é o que importa.
Além de desenvolver nosso conhecimento, precisamos desenvolver nosso carisma, nossa sinceridade, nosso amor, nosso respeito com o próximo, nosso ouvido. Saber ouvir é fundamental, pois o ouvido não pode receber tudo de todos. Ele deve selecionar aquilo que vai receber, deixando entrar o que vai nos acrescentar e barrando o que vai nos prejudicar.
Beber em uma só fonte de conhecimento pode dar uma breve sensação de saciar a nossa sede, e muitas pessoas irão sentir-se saciadas. Em contrapartida, há outras pessoas as quais uma só fonte não consegue saciar toda sua sede.
Então suas raízes se alastram cada vez mais em busca dessa ''água'' que podemos encontrar em abundância por todos os lados.

Quais as formas de obter conhecimento?

A partir do momento em que saímos do útero de onde fomos gerados e ficamos incubados durante nove meses (nem sempre), tudo é novidade, tudo é conhecimento, ali desperta uma centelha que em alguns casos se apagará rápido, em outros diminuirá, mas, em algum momento, reacenderá com toda a força.
Vamos adquirindo conhecimento através das trocas de experiências e através da nossa própria curiosidade. Esta é a primeira linha de conhecimento, que, embora primeira, continua sempre a nos acompanhar até o fim.
A partir disso passamos para a segunda linha de conhecimento que vem através da leitura, da observação e do exercício do pensamento, pensando e repensando sobre tudo que é lido, que nos é ensinado e que é assistido.
Para obter conhecimento primeiro devemos estar abertos a recebê-lo e uma das melhores formas pra isso é através da audição, trocando meia dúzia de palavras com pessoas conhecidas ou desconhecidas, mas que também tem seu conhecimento, suas vivências e histórias que podem ou não nos acrescentar algo importante na nossa caminhada em busca do conhecimento.

Matheus Valente Gonçalves 01 e 02/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário